Falsas Percepcoes

O predio ao lado nos leva acreditar que estamos em alguma cidade futuristica dos Estados Unidos ou da Europa Ocidental. Essa eh a biblioteca de Minsk. Quando aterrisei esta semana em Minsk, na Bielorussia, nao sei porque, achava que ia encontrar uma cidade velha, mal cuidada e triste. Para minha surpresa, nada disso era verdade. A cidade eh extremamente limpa, bem cuidada, com avenidas largas e muitos parques. Uma mistura de modernidade e nostalgia. Caminhando do hotel para o restaurante para mais um jantar de prache, pude observar muita gente bonita circulando pelas ruas, bares e cafes lotados, apesar da temperatura se aproximar do negativo. Tudo isso era diferente do que imaginava.

Eh engracado como temos a capacidade de criarmos percepcoes, sem ao menos conhecermos ou realmente irmos a fundo na questao. Alias, o mundo e as pessoas sao vistos da forma que percebemos. Essa eh a grande verdade. Criamos mitos e o tranformamos em verdades absolutas, sem realmente nos questionarmos. O problema eh que estamos perdendo oportunidades para exploramos novos caminhos e vivenciarmos experiencias diferentes. Seria melhor enxegarmos o mundo e as pessoas sem criarmos rotulos. Enfim, poderiamos aprender com a diversidade.

Abaixo algumas falsas percepcoes que vem a minha cabeca:

- Todo brasileiro gosta de samba e sabe sambar. Toda vez que falo que sou brasileiro em um evento ou festa, ja pedem para colocar um samba. E ainda daqueles de Escola de Samba. Alo meu Salgueiro... Eh sempre a mesma historia. Nao sei sambar e nao levo jeito para coisa, ja tentei e nao da mesmo. Nem por isso, deixo de ser brasileiro e amar a nossa cultura.
- O Lula mudou o Brasil. Acho que as nossas dificuldades do passado, nos fez um povo que busca mais alternativas, que nao se entrega na adversidade e que usa a criatividade para se safar. A onda positiva que muitos paises emergentes estao vivendo (nao somente o Brasil) eh tambem resultado da falta de jogo de cintura dos chamados paises desenvolvidos. O Lula nao comprometeu, surfou bem a onda e o Brasileiro comecou fazer a sua parte e capitalizar sobre isso.
- Os Portugueses sao muito fechados e serios. Tenho grandes amigos Portugueses muito engracados, com imenso prazer em viver, dinamicos e que me fazem rir a todo momento.

As percepcoes podem ser um grande caminho para o descobrimento. Entao va e confira!!!

Ate a proxima. Seja Feliz!!!

Um comentário:

  1. Adorei essa biblioteca. Deu vontade de passar o dia todo aí dentro lendo, lendo e lendo. Se bem que eu iria querer tirar umas fotos e infelizmente não poderia né? hehehe.

    ResponderExcluir