Pop Art - Andy Warhol

Algum tempo atrás, a caminho de um restaurante em Bratislava (foto ao lado) me deparei com uma escultura em homenagem a Andy Warhol. Pensei…  qualquer hora escrevo alguma coisa sobre ele no Geléia Geral. Então aqui está.

Um dos artistas mais importantes e reconhecidos do século 20, Andy Warhol não pintou tantos quadros como Picasso, tampouco não foi mais provocativo que Salvador Dali. No entanto, este Americano de Pittsburgh descendente de eslovacos marcou uma geração. Ele incorporou dois elementos não habituais nas artes plásticas: fama e consumismo e deu um ar pop utilizando o azul, vermelho e amarelo. Na verdade, grande parte da obra de Andy Warhol se baseava puramente na serigrafia. Como artista também pintou quadros, mas as suas obras mais reconhecidas são serigrafias como as famosas latinhas das sopas de tomate da Campbell, as quatro Marilyn Monroe, as garrafas de Coca-Cola e os famosos retratos de Mao Tsé-Tung e Mick Jagger.  Talvez  influenciado pelo movimento de contracultura “Beat”, Andy Warhol que iniciou sua carreira na publicidade foi o criador do Pop Art e de toda uma estética, principalmente nos anos 60 e início dos anos 70. 


Andy Warhol também esteve envolvido em diversos movimentos culturais. Quem gosta do Velvet
Underground capitaneado pelo Lou Reed, talvez saiba que Andy Warhol foi o descobridor desta banda, financiando e lançando-a ao sucesso. A famosa capa com uma banana é um presente de Andy Warhol para a banda. 



A criatividade de Andy Warhol não se resumiu somente as artes plásticas; muitas obras conceituais foram desenvolvidos para o cinema. Andy Warhol também era um grande “marketer”, sabia como poucos chamar a atenção e vender o seu “peixe”. Recentemente uma das suas mais famosas obras, uma série de retratos de Elvis Presley alcançou a “pequena” soma de US$ 100 milhões. Assim como Picasso, Andy Warhol fez fortuna ainda em vida, coisa rara em artistas plásticos, que na maioria das vezes têm sua obra reconhecida ‘post mortem’. Como todo grande artista criou um movimento artístico que virou sinônimo de uma época. Está é uma das grandes razões para o seu sucesso.


Goste ou não, ninguém fica indiferente ao trabalho de Andy Warhol. Era isso mesmo que ele queria – chamar a atenção. Andy Warhol morreu em 1987 aos 58 anos.


Seja Feliz!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário