Você é o que você ouve?


Será que a música que você ouve descreve quem você é? De acordo com o professor Adrian North do departamento de psicologia aplicada da Heriot-Watt University em Edimburgo, Escócia, a resposta é um Sim. De acordo com seu estudo com 36.000 pessoas, o maior já realizado do gênero, o tipo de música que ouve tem sim muito a ver com a sua personalidade e estilo de vida.

Você já ouviu falar em “unconscious bias”? Em português seria como preconceito inconsciente. Geralmente julgamos de forma inconsciente baseado em estereótipos que aprendemos e que operam automaticamente na nossa mente. É desta forma que muitas pessoas criam o preconceito, na maioria das vezes sem racionalizar e sem ter  evidências concretas. Por exemplo, não é muito difícil alguém fazer associações erradas sobre etnia e inteligência ou classe social e honestidade. Qualquer dia volto com este assunto no Geléia Geral com um pouco mais de profundidade.

A razão pela qual trouxe o tema “unconscious bias” para esta conversa foi porque nem sempre tudo que parece é. No caso da música, o nosso “unconscious bias” nos levaria a algumas associações errôneas. Então veja o resultado da pesquisa.

Segundo os achados do professor Adrian North, os apreciadores de Pop Music tem uma tendência a baixo autoestima, não são tão criativos, no entanto são gentis. Já os que gostam de Dance têm um bom lado criativo e uma personalidade que as vezes podem chegar a rudez. Os apreciadores de Country Music são bastante dedicados no trabalho e criativos. Já os fãs de Reagee possuem uma autoestima baixa, não são muito chegados ao trabalho pesado, mas são muito gentis e de bem com a vida. Agora veja o que o resultado da pesquisa mostrou com os apreciadores de ópera. O nosso inconsciente teria uma tendência a fazer uma associação com pessoas chatas e formais. No entanto, a pesquisa revelou que que os fãs de Ópera possuem uma boa autoestima, são extrovertidos e de bem com a vida. Já os que gostam de música “Indie” têm uma tendência ao baixo-astral e um pouco de agressividade. Para os que gostam de Blues e Soul as associações da pesquisa revelaram que têm um boa autoestima, são criativos, gentis e de bem com a vida. Dentre outras variáveis a ter em conta na pequisa, foi analisado o estado civil dos participantes, revelando que “os solteiros, têm maior propensão para ouvir música DJ, hip-hop, dance e house e quando iniciam uma relação passam a gostar de country, blues, pop, e música clássica”. A quantidade de vezes que se viaja também constava e segundo o estudo, os que viajam mais são fãs de Dance e House.

Para mim não importa o gênero musical que aprecie, desde que este este te leve para aonde você quer ir. E então? Qual o estilo musical você mais se identifica?

Escrevi este post escutando a trilha do filme “Blade Runner”. Abaixo uma pequena amostra.


Um abraço. Seja Feliz!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário