Tempo e Minimalismo. Quando Menos Pode Ser Mais


Me ame quando eu menos merecer, pois é quando eu mais preciso
Provérbio chinês

Outro dia pensava – Aonde isso vai parar? Tenho me dado conta que a grande quantidade de informações que absorvo a cada dia tem me tornado mais superficial, menos atento e talvez menos seletivoAté parece que tenho a obrigação de saber sobre tudo, mesmo que não tenha a oportunidade de usar nem 10% daquilo que sei. E apesar disso, o pior é que nao sei quase nada. Sempre apanhei o avião o mais cedo possível para otimizar o meu dia e sobrar mais tempo para fazer mais coisas. Sempre estou arrumando uma “encrenca” para resolver, seja no trabalho com os diferentes projetos que quero abraçar, seja na vida pessoal com algumas metas a que me proponho, como correr 30 km por semana ou na atenção que quero dar aos meus amigos e família (nunca deixar de responder um e-mail ou retornar uma ligação). Sempre estou lendo três livros ao mesmo tempo e ao mesmo tempo já estou pesquisando os próximos que vou comprar. Além disso, gosto de ler inúmeras publicações. Nos finais de semana quero praticar algum esporte com os meus filhos, sair com a esposa para um restaurante diferente, pegar o carro para conhecer alguma cidade, ouvir minhas músicas, acompanhar o Palmeiras, dar uma olhada no Facebook e no Linkedin, estes dois últimos com menos entusiasmo. Dou uma olhada na conta corrente e faço pagamentos, escrevo este Blog, gosto de assistir a um DVD e nos reunirmos na cozinha para inventarmos alguma coisa enquanto tomamos um vinho. No Domingo à noite leio e respondo os e-mails da empresa de sexta-feira à noite e final de semana para começar a segunda-feira zerado. Na maioria das vezes nunca estou no sufoco em relação aos meus "deadlines", mas sinceramente ficou “over”. Sempre falo para os meus filhos e colaboradores – Foco! Menos as vezes é mais. No entanto, eu mesmo não estava seguindo este conselho. Então resolvi repensar e redefinir algumas prioridades. Agreguei duas palavras na minha vida – Urgente e Importante, que aprendi num daqueles cursos de gestão do tempo na década passada e que nunca realmente tinha usado com a merecida disciplina. Agora com base na resposta que obtenho, defino qual é a próxima coisa que vou fazer. E para as outras coisas que gosto de fazer, agora uso a frase – Quando der…

Acompanho o movimento minimalista com curiosidade e a sua influência na literatura, artes, design e música. Tenho observado que este movimento tem voltado com uma importante força nos últimos anos. Talvez até porque, atualmente, muitas pessoas consciente ou inconscientemente venham sentindo esta mesma necessidade que acabo de descrever acima. Parece que tudo tem que ser feito em demasia. Precisamos simplificar. No minimalismo menos é mais e a integração com menos formas, menos texturas e menos apliques faz o todo mais belo. Nada de "Blá, Blá, Blá". Tenho procurado olhar com mais atenção para o interessante do conjunto e menos para a quantidade. Espero com isso descomplicar e fazer tudo de uma forma mais simples. Vamos ver...


Minimalismo - abaixo uma amostra:
                                                                                 Música (click)





























Um AbraçoSeja Feliz!!!




5 comentários:

  1. Hoje tive o grande prazer de conhecer o seu blog e adorei o seu texto.
    Grande e saudoso abraço em ti, na Xuca e nas crianças.
    Dmitri.

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo. Com toda a tecnologia moderna, nós estamos enfrentando uma enxurrada de informações que consomem nosso tempo e por vezes acabam gerando confusão.
    A sensação é de que não temos tempo pra mais nada...
    É preciso priorizar e simplificar as coisas!
    Massao

    ResponderExcluir
  3. Dmitri,

    Obrigado pelo seu comentario.Uma motivacao extra para seguir em frente. Um forte abraco e saudades!

    ResponderExcluir
  4. Grande Massao,

    Que legal receber uma mensagem sua! Ser simples pode ser o caminho. Saudades! Um grande abraco.

    ResponderExcluir
  5. Stanley, não consigo fazer tantas coisas ao mesmo tempo como você mas confesso que me ocupo demais a ponto de ter tido tempo para ler o seu blog apenas hoje.... Como lhe disse em nossa penúltima conversa, quero reduzir o meu tempo de trabalho para curtir um pouco mais o meu grande maridão, pena que ele está na contramão de meus interesses (risos) imagine que hoje ele estava me propondo comrar um posto de gasolina... (risos).Eu lhe pergunto:-Tem juizo esse teu amigo e compadre?!
    Será que ele leu esse teu blog?!

    Que Deus continue lhe dando tanta sabedoria, meu compadre! Bjs

    Rita Gutierrez

    ResponderExcluir